quinta-feira, 15 de agosto de 2013

resumo de livros


LIVRO:LITERATURA PARA UNICAMP 2002
AUTOR: EMÍLIA AMARAL E GILBERTO MARTINS.
NOME DO ALUNO: BRUNO DE JESUS ESTRELA.

 
                                               O CRIME DO PADRE AMARO:

O LIVRO CONTA  QUE O PESONAGEM PRINCIPAL É O LEITOR , ELE ENCOTRA NA LIVRALIA UM LIVRO E COMEÇA A LER , E DEREPENTE ELE DESCOBRE QUE FALTA PÁGINAS EXATAMENTE NO CLÍMAX , NO PONTO MÁXIMO DA HISTÓRIA.
VOLTA , ENTÃO , À LIVRARIA , ONDE ACHA OUTRO LIVRO NO LUGAR DO PRIMEIRO , IGUALMENTE INCOMPLETO COMO MUITOS OUTRO , COM OS QUAIS ACONTECE A MESMA TRAGÉDIA.
HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE ELE E O DE ITALO CAVINO LÁ LEITOR AGE POR PRAZER , POR NECESSIDADE , POR UMA ESPÉCIE DE CURIOSIDADE PERVERSA QUE O OBRIGA A CORRER PARA TERMINAR UMA HISTÓRIA DE AMOR.
HÁ UMA LONGA LISTA DE LIVRO , QUE PRECISAM SER LIDOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL , QUE PRECISAM SER DEVORADOS , SE NÃO...
                                                         FIM


                                         FARSA DE INÊS PEREIRA:

O ENREDO TEM POR ARGUMENTO UMA MÁXIMA  POPULAR , UM MONTE QUE FOI SUGERIDO A GIL VICENTE POR ALGUNS HOMENS DE BOM SABER , OS QUAIS DUVIDARAM DA CAPACIDADE CRIADORA DO  TREATRÓLOGO : MAIS QUERO ASNO QUE ME LEVE , QUE CAVALO QUE ME DERRUBE .
A PARTIR DELE , GIL VICENTE TRAÇA A TRAJETÓRIA DE INÊS PEREIRA: MOÇA POBRE , QUE DETESTA O TRABALHO DOMÉSTICO E QUE PRETENDE SE CASAR COM ALGUÉM RICO E GALANTEADOR , QUE POSSA PROPORCIONAR-IHE UMA VIDA MELHOR. A PEÇA SE INICIA COM INÊS RECLAMANDO DE SUA VIDA ,  ENQUANTO DESFIA UM TECIDO A SER BORDADO , ATÉ A CHEGADA DA MÃE ,  QUE A REPREENDE POR NÃO ESTAR CUMPRINDO AS OBRIGAÇÕES.
                                                                  FIM


                                                        UBIRAJARA:

NARRADOR: NESSE ROMANCE INDIANISTA DE JOSÉ DE ALENCAR ,  CONVIVER , MARCADAS FORMALMENTE COMO DISTINTAS INSTÂNCIAS NARRATIVAS , O AUTOR E O NARRADOR . ISSO SE DÁ PRINCIPALMENTE GRAÇAS ÀS INTERFERÊNCIAS EXPLICITAMENTE AUTORAIS NAS NOTAS QUE ACOMPANHAMO O TEXTO  PLINCIPAL.
SE O NARRADOR SITUA-NOS NO TEMPO DA LENDA , NARRANDO FATOS TICTÍCIOS SITUADOS EM ESPAÇO E TEMPO PRIMITIIVOS , O AUTOR ,  NAS NOTAS , REPETIDAMENTE ANCORA TAIS FATOS NA HISTÓRIA , REFERIDOS-SE A ACONTECIMENTOS REAIS , CITANDO CRONISTAS , HISTORIADORES E VIAJANTES DA ÉPOCA QUE NOS DEIXARAM SEU TESTEMUNHO , POSICIONANDO-SE CRITICAMENTE , PRATICANDO A METALINGUAGEM..
                                                                FIM


EU INDICO  PORQUE É INTERESSANTE..


Nenhum comentário:

Postar um comentário